Pular para o conteúdo principal

Lágrima

Versos marejados pela saudade.
21 de julho de 2016.


Sou o sal desta terra, mas venho ao mundo com inúmeros propósitos.

Nasço das sensações perturbadoras, mas também floresço na felicidade.

Levo peso aos ombros, mas também descarrego o coração pesado.

Revelo fraquezas dos fortes, mas também dou vigor aos fracos.


Não poupo ricos e nem pobres, jovens ou velhos, humildes ou ingratos.

Cicatrizo as feridas dos enfermos de alma.

Atuo no silêncio e no fulgor das grandes batalhas.

Mas, por muitos, serei continuamente rechaçada.


Carrego a chave que liberta aos encarcerados.

Embora poucos queiram me ver descer um rosto.

Reconheço, porém, aqueles que já me provaram.

"Parece água de mar" foi o que decretaram.


E, de fato, assim quebro ondas violentas.

Arrimo contra pedras invisíveis diariamente.

Bato em faces duras até perfurá-las.

Mas como as águas do mar salgadas, alivio, acalmo e depois curo.


Se quer me resistiu a face mais santa.

Serei contigo enquanto viveres, mas se eu faltar se preocupe.

A minha ausência é sinal da perda inestimável:

Da sensibilidade do seu ser mais humano.


Alane Moura,

29 de outubro de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Saga de Baleia

Cientistas tentam, desde remotos tempos, compreender como funciona a cabeça dos caninos. Tudo o que sabem é ainda muito limitado e pode não ser aplicado com tamanha firmeza quando falamos do Baleia. Devemos considerar que seu nome não fora forjado especificamente por seu porte físico. Baleia, na verdade, é um cão magrelo e rabugento, que fuçava os clientes de uma pequena lanchonete na tentativa de induzi-los a dar-lhe comida. Seu nome foi escolhido por sua semelhança icônica com o cãozinho Baleia, magistralmente descrita por Graciliano Ramos no consagrado "Vidas Secas", que por sua vez suponho que deve ter o escolhido por pura ironia. A saga de Baleia não durou mais que uma tarde, mas foi suficientemente distinta para valer a apreciação de alguns versos despropositais. Tudo começou no almoço, quando Baleia se aproximou com desdém da mesa onde estavam sentados quatro estudantes da UFRN. Não havia como reconhecê-los desde sempre, pois em verdade Baleia viveu sua miserá

Cabeça de Árvore

Às vezes, fico a imaginar: e se toda cabeça fosse uma árvore? O caule seria o pescoço, a sustentação, e os galhos seriam as veias, responsáveis por conduzir os nutrientes, por ligar as pontas? As folhas, na minha árvore, poderiam ser os neurônios, mas também o oxi(gênio), o ar, os pulmões? Mas o que me interessaria mais seriam as flores e os frutos, afinal, como eles se produziriam naquele jardim? Quais frutos poderiam dar a minha cabeça? Bons? Ruins? Azedos? Amargos? Doces? Aguados? Será que os passarinhos voariam até minha cabeça, comeriam os meus frutos e construiriam os seus ninhos entre os meus galhos? Será que alguém conseguiria viver nas minhas ideias e se alimentar delas? E como seria morar entre as flores novas e velhas? Imagino a confusão, a angústia das noites de inverno frio, quando os pesadelos dessem asas à boa e a má imaginação. Imagino o vento cortante a me deflorar no outono, durante uma tempestade, a me despedaçar como a decepção que cerca a realidade distante, monóto

O vendaval

Há um dragão entre essas nuvens? 12 março 2019 A vida é um intenso vendaval... A cada nova esquina, cruzamos com novidades e despejamos o que já virou passado. Engraçado é que mesmo assim, mesmo cientes disso, seguimos colecionando mágoas e vertigens sem razão. Esquecemos que o vendaval um dia passa e que suas marcas talvez nem se façam lembrança. Chorar não adianta, perder, em verdade, nos alimenta de novos sonhos e realizações. De fato, mesmo sabendo que nossa vida é passageira, nos apegamos mais às picuinhas que ao amor. Então, independente do que o vento trouxer, o vendaval tem que correr e não pode parar. Percorra todas as esquinas, aprenda, vença, perca, cante, chore, mas sempre cresça. Para que esse vendaval perdure surpreendendo o mais quente verão e o mais frio inverno.