Pular para o conteúdo principal

Saiba + A Terra do Mandacaru

A Terra do Mandacaru é um sonho, um delírio utópico do Sertão que me acompanha desde meados de 2017. Ele me viu engatinhar no universo da criação literária, e até ambicionava ser meu primeiro romance, porém acabou cedendo seu espaço para um espertinho chamado Licantropia. Deve ser por isso que considero A Terra do Mandacaru um trabalho mais maduro, porque junto comigo ele viu a criação dos dois que vieram antes dele e, no processo, ambos aprendemos bastante, cruzamos obstáculos que a publicação, ainda que seja independente, indica que vencemos.

Mas, sem mais delongas, agora vou tentar responder algumas das curiosidades que devem estar fervilhando em suas cabeças.


Capa oficial do e-book. Design: Alane Moura.


1. Qual é a história do livro? Onde se passa? Quem são seus personagens?

A história do livro é Mandacatuba e Mandacatuba é A Terra do Mandacaru, isto é, um estado brasileiro que, conforme diz a capa do livro, jamais lembraremos. Mas como assim? Por que jamais lembraremos? Porque até certo ponto esse estado, que se localiza na região nordeste do país, é meramente fictício, ou ilustrativo, embora possua nativos e culturas bem peculiares.

A narrativa nos proporciona uma viagem não muito distante no tempo, apenas até as famigeradas eleições de 2018. Nesse ano, em Mandacatuba, o atual governador do estado, Roberval Noronha de Brito, tenta sua reeleição. E ele de fato é o grande favorito a vencedor, porém algo surge para atrapalhar seus planos, ou melhor, alguém. Decidida a mudar os rumos das votações estaduais, a jornalista Raquel Lima decide desmascará-lo publicamente e acabará dando início a nossa "aventura".

A Terra do Mandacaru não é apenas isso, porém. Enquanto a trama política se desenvolve na capital, uma estranha profecia, diretamente relacionada a origem misteriosa da região, ameaça se consolidar no interior do Sertão e causar a verdadeira destruição do estado. Há muitas outras histórias, claro. Informações que vocês terão de ler para saber.


2. O que apresenta de novo em relação a meus antecedentes?

Tudo. Embora um pouco mais parecido com o clima de meu primeiro livro, Sete Causos Escabrosos, e de ter me permitido fazer algumas críticas como em Licantropia, considero A Terra do Mandacaru mais "pé no chão" que minhas obras anteriores. Nesse romance me senti ainda mais livre para tratar sobre assuntos amplos, assim como também inovar em meu estilo de escrita, o que talvez justifique a demora para a sua publicação.


3. Onde podemos ler?

O livro já está disponível em formato e-book e livro físico, no Kindle e no site da Amazon (clique aqui - para adquirir o seu e-book - e aqui - para comprar o seu livro físico). 

ATENÇÃO: o e-book deve ficar gratuito apenas durante sua primeira semana!


4. Será volume único ou podemos esperar algo no mesmo universo?

Essa pergunta já justifica minha intenção em criar outras obras no mesmo universo, embora pouca coisa esteja certa para mim até agora. Podem esperar algo, porém, acho que não custa aguardar e confiar, visto que estou sempre pensando nos meus bebês que até então existem apenas em meus pensamentos (rsrs).


Enfim... Espero que gostem de A Terra do Mandacaru, pois foi um projeto que exigiu muita dedicação e disciplina de minha parte (ainda que em alguns momentos tenha me proporcionado mais diversão do que trabalho). Ainda não pensei sobre a classificação indicativa, porém garanto no mínimo um +16, visto que alguns capítulos são... Como posso dizer? Alguns capítulos são "inadequados" para pessoas mais sensíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Saga de Baleia

Cientistas tentam, desde remotos tempos, compreender como funciona a cabeça dos caninos. Tudo o que sabem é ainda muito limitado e pode não ser aplicado com tamanha firmeza quando falamos do Baleia. Devemos considerar que seu nome não fora forjado especificamente por seu porte físico. Baleia, na verdade, é um cão magrelo e rabugento, que fuçava os clientes de uma pequena lanchonete na tentativa de induzi-los a dar-lhe comida. Seu nome foi escolhido por sua semelhança icônica com o cãozinho Baleia, magistralmente descrita por Graciliano Ramos no consagrado "Vidas Secas", que por sua vez suponho que deve ter o escolhido por pura ironia. A saga de Baleia não durou mais que uma tarde, mas foi suficientemente distinta para valer a apreciação de alguns versos despropositais. Tudo começou no almoço, quando Baleia se aproximou com desdém da mesa onde estavam sentados quatro estudantes da UFRN. Não havia como reconhecê-los desde sempre, pois em verdade Baleia viveu sua miserá

Cabeça de Árvore

Às vezes, fico a imaginar: e se toda cabeça fosse uma árvore? O caule seria o pescoço, a sustentação, e os galhos seriam as veias, responsáveis por conduzir os nutrientes, por ligar as pontas? As folhas, na minha árvore, poderiam ser os neurônios, mas também o oxi(gênio), o ar, os pulmões? Mas o que me interessaria mais seriam as flores e os frutos, afinal, como eles se produziriam naquele jardim? Quais frutos poderiam dar a minha cabeça? Bons? Ruins? Azedos? Amargos? Doces? Aguados? Será que os passarinhos voariam até minha cabeça, comeriam os meus frutos e construiriam os seus ninhos entre os meus galhos? Será que alguém conseguiria viver nas minhas ideias e se alimentar delas? E como seria morar entre as flores novas e velhas? Imagino a confusão, a angústia das noites de inverno frio, quando os pesadelos dessem asas à boa e a má imaginação. Imagino o vento cortante a me deflorar no outono, durante uma tempestade, a me despedaçar como a decepção que cerca a realidade distante, monóto

A jornada "clichê" do herói

Já percebeu que vários heróis da ficção, e diversos personagens do mundo antigo, frequentemente apresentam algumas características em comum? Já imaginou qual poderia ser a razão disso? Pois bem, aqui você irá conhecer o legado de Joseph Campbell para as ficções e finalmente por um fim em todas essas dúvidas. O herói de mil faces  tornou-se um livro de referência aos escritores. Campbell, no entanto, era estudioso e teórico da mitologia. Nessa obra, especificamente, ele buscou apresentar conceitos que os heróis mitológicos compartilhavam em comum, mas acabou trazendo à luz uma fórmula que seria utilizada por diversos contadores de histórias, no decorrer das mais diversas épocas: a jornada do herói. A jornada do herói. Disponível em:  https://expertdigital.net/a-jornada-do-heroi-pode-levar-seu-marketing-de-conteudo-a-novas-alturas/#gsc.tab=0 . Acesso 19 jun. 2020. A jornada do herói começa no mundo como conhecemos, ou como nos é apresentado na narrativa. O herói arquétipo, figura comumen